Silvana Lucas
Imbituba
Preparar o Porto de Imbituba para os próximos 25 anos. Este é o planejamento almejado pela diretoria do SC Parcerias, administradora do local, que já elaborou um plano de negócio até para 2038.
“Planejar de maneira geral todos os processos de investimentos, infraestrutura e gestão, de acordo com os diagnósticos, o mercado, escolhas estratégicas e ações, sempre na busca de parceiros e oportunidades”, programa o diretor-presidente do Porto, Luiz Rogério Pupo Gonçalves.
O planejamento é definido dentro de um cenário de curto, médio e longo prazo, que visa não somente o desenvolvimento do porto, mas toda a região sul. “Por isto, todos os estudos fazem parte do Plano Nacional de Logística Portuária (Pnlp), Plano Nacional de Logística e Transportes (Pnlt), Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), Plano Geral de Outorgas (PGO) e o Plano Mestre. Nosso porto faz parte do Master Plans como elemento do setor portuário nacional para melhorias operacionais e de expansão”, informa Luiz Rogério.
Conforme o gestor, para o próximo ano as mudanças já estão encaminhadas, fatores que alterarão todas as atividades. “Para 2015, temos uma série de obras previstas, como pavimentação, dragagem, rede de distribuição de energia elétrica, readequação no layout da empresa, construção de novos acessos, nova portaria, compra de equipamentos, e colocação de uma nova balança para os caminhões”, enumera Luiz Rogério, ao citar também a construção de uma nova sede administrativa, implantação de acesso rodoviário e centros de triagens para caminhões.
“Em termos de colaboradores, pretendemos continuar com o mesmo número, talvez com mudanças de funções e trabalhadores”, adianta o diretor.
Parceria com a FTC
“Ao retomarmos no ano passado o transporte de cargas por meio da parceria com Ferrovia Tereza Cristina (FTC), passamos do transporte de seis contêineres para 800, registrados no mês passado. Com esta quantia, retiramos das rodovias, em especial da BR-101, inúmeros caminhões e contribuímos com desenvolvimento e empregabilidade da região”, destaca Luiz Rogério.

